O Registro de Imóveis de Içara
Registrando #sonhos desde 1986!
O Ofício de Registro de Imóveis de Içara/SC foi desmembrado do 2º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma em 1986, em virtude da instalação da Comarca de Içara, sendo seu primeiro registrador Jorge Bertan, sucedido a partir de 2008 pela interina Marlene Roecker Nunes.
Desde 2024 o titular é o registrador Sérgio Caro, após aprovação em concurso público. Engenheiro Civil e bacharel em Direito pela UFSM, foi advogado, procurador federal e tabelião, contando com mais de 15 anos de experiência na atividade notarial e registral, além de especializações e mestrados na área jurídica.
A circunscrição do cartório abrange os imóveis localizados nos municípios de Içara-SC e Balneário Rincão-SC.
39+
Anos de experiência
1500+
Atendimentos mensais
21
Colaboradores


Nossa Missão
Proteger o patrimônio e o sonho das pessoas, ao servir nossa comunidade com um registro imobiliário seguro, eficiente e moderno, que contribua com a dinamização da economia local.
Nossa visão
Ser reconhecido por nossos usuários como um dos melhores ofícios de registro de imóveis do Brasil, destacando-se em inovação, agilidade e facilidade no atendimento.


Nosso valores
- Integridade: fazer sempre o que é certo. Agir de acordo com a legislação, com honestidade e transparência em todos nossos processos.
- Excelência operacional: precisão em cada atendimento, análise documental e registro realizado; buscar a redução de prazos e a gestão eficiente de recursos.
- Atendimento excepcional: surpreender os clientes com nossa simpatia e atenção, ajudando ao máximo o acesso aos nossos serviços e informações, inclusive de forma remota.
- Modernização contínua: buscar constantemente a implementação constante de soluções tecnológicas e o aprimoramento dos processos para torná-los mais ágeis, seguros e intuitivos, ao mesmo tempo em que respeitamos as práticas e princípios consolidados.
O que fazemos?
Matrículas
A matrícula é a “identidade” do imóvel no cartório. É um documento que contém sua descrição detalhada (localização, área, confrontantes), quem foram os proprietários anteriores, quem é o atual, e se existem ônus como hipotecas ou penhoras. Cada imóvel possui sua própria matrícula exclusiva.
Registros
O registro é o ato de inscrever na matrícula do imóvel os eventos que alteram a propriedade ou criam direitos sobre ele. É através do registro que se concretiza a compra e venda, a doação, a alienação fiduciária, o usufruto, entre outros negócios jurídicos, garantindo segurança e validade legal perante todos.
Averbações
Averbar significa anotar na matrícula as alterações relevantes ocorridas no imóvel ou relacionadas às pessoas envolvidas, que não alteram a propriedade em si. Exemplos incluem a construção de uma casa no terreno, a mudança do estado civil do proprietário (casamento, divórcio), a alteração do nome da rua, ou o cancelamento de uma hipoteca após quitada. A averbação mantém a matrícula atualizada.
Certidões
As certidões são documentos oficiais emitidos pelo cartório que comprovam as informações contidas nos registros públicos. Elas atestam a situação atual de um imóvel (propriedade, existência de ônus), tendo fé pública e validade jurídica para diversas finalidades.
Regularização Fundiária
Participamos ativamente das atividades de regularização fundiária, como REURB, Lar Legal e usucapião, trabalhando em conjunto com órgãos públicos e usuários, a fim de que as pessoas consigam a matrícula de seu imóvel com sua propriedade registrada e garantida.
Incorporações e Loteamentos
Colaboramos com o desenvolvimento da nossa região, verificando a regularidade e segurança documental de empreendimentos como incorporações de edifícios, condomínios fechados e novos loteamentos.
What clients say about our work

Alexander Black
Seven consulting - CEO

Tiffany Whitewood
Seven Consulting - CEO

Richard Anderson
Seven Media - creative director
